quinta-feira, 2 de julho de 2015

Redução é solução?

O tema da maioridade penal tem causado muita revolta na internet, muitos são a favor, e muitos, como eu, são contra e isso tem gerado um debate sem parar, movimentando uma roda infinita que parece não levar a lugar nenhum...

Os que são a favor, dizem dos marginaizinhos que assaltam, matam, estupram e que nada acontece com eles porque o Estado não permite.

Primeiramente, o Estado, de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), há sim medidas cabíveis de punição dos menores, que são enviados para a Fundação Casa (Antiga Febem) para serem ressocializados e entenderem seus atos como errôneos perante nossa sociedade.
Mas do que adianta enviá-los para Febens superlotadas, sem chances de serem ressocializados, quando estudos publicados pela UNICEF (“Porque dizer não à redução da idade penal”, 2007) comprovam que as taxas de chance de reincidência  nas penitenciárias são de 70% enquanto no sistema socioeducativo estão abaixo de 20%, isso se ele funcionasse como deveria. O problema que ninguém leva em consideração é que temos cadeias e Febens superlotadas, com a quarta maior população carcerária do mundo!
Seguidamente, vale salientar que se houvesse mais incentivo a educação, geração de emprego, saúde pública de qualidade, cultura, esporte e lazer, estes jovens não seriam marginalizados e tentados a enveredar para ações criminosas.

Reduzir a maioridade penal é tentar tapar o sol com uma peneira e esconder o rombo cultural e educativo que temos no Brasil que marginaliza, tira e não cria oportunidades, seja de emprego ou de acesso a cultura (e me refiro a filmes, teatros, shows, apresentações de rua, música, exposições, museus), que desvaloriza sua própria cultura em função da cultura estrangeira...

Para complementar o meu texto, indico a vocês a leitura deste texto que explica as 18 razões para ser contra a redução da maioridade penal: https://18razoes.wordpress.com/quem-somos/

Abraços a todos!
Leiam, divulguem e comentem com suas opiniões a respeito*!









*Quaisquer opiniões serão bem vindas desde que expostas com respeito, mesmo sendo contrárias as expostas por mim. Mas fique claro que ofensas e xingamentos não serão aceitos ou tolerados e sua opinião desrespeitosa será excluída tão rapidamente eu tomar conhecimento da mesma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário